• 333333
  • curso-teatro-blumenau
  • DSCF4374
  • DSCN3967
  • Barquinha II

A prática da Expressão Oral, permitindo à pessoa adaptar-se às mais variadas situações de fala, de comunicação. Desenvolver o poder de argumentação, favorecer a escuta, a atenção ao outro e a aceitação da diferença.

A prática da Expressão Corporal porque trabalha os corpos no espaço. Aborda o movimento, o ritmo, os reflexos, permitindo construir, modificar e apurar o movimento corporal, associado à comunicação verbal.

Criando jogos de associações, de transformações, de aproximações e representações afastadas da percepção realista, o Teatro trabalha o imaginário e a criatividade. A pessoa é convidada a ser outra, experimentando vários papéis imaginários, o que contribui para a formação da sua personalidade.

O Teatro trabalha sobre a comunicação. Através do jogo dramático oferece uma oportunidade de socialização, na medida em que possibilita interacções entre a pessoa e praticas colectivas que preparam para a vida social.

Ao melhorar a comunicação inter-individual e restaurar a confiança do sujeito (um melhor bem-estar, um conhecer melhor, um compreender melhor): o Teatro desenvolve a confiança em sic.

O teatro é terapêutico porque é vida, porque é Arte, porque é auto conhecimento. Conduz à libertação de dogmas, à libertação do eu. Conduz à integração do individuo na sociedade com a afirmação da sua individualidade.

A Arte promove a auto-estima. Transforma um ser humano socialmente activo desempenhando uma função social determinada. Potencia as habilidades latentes do individuo.

Sendo o teatro uma arte que requer necessariamente um grupo de trabalho, onde o sistema hierárquico lhe é inerente, trabalha desta forma a capacidade de trabalhar em grupo, podendo comparar-se o papel do Encenador ao papel do Treinador.

O teatro implica o risco- a pressão é um factor inerente, trabalhando desta forma, com o improviso, ferramenta essencial para uma melhor gestão de emoções/conflitos. Desenvolvendo a capacidade de improvisar adquirem-se ferramentas essenciais para que o confronto com situações não planeadas, assim como a gestão de sentimentos como o da frustração ou a satisfação pelo trabalho realizado, seja realizado de forma segura.

O Teatro potencia o crescimento emocional. É também uma forma de exteriorizar as frustrações sociais. O teatro é a arte da superação dos nossos limites.

E por fim, o Teatro fornece uma abordagem cultural. Permite uma educação artística através da exploração da linguagem dramática (nas suas múltiplas utilizações), da transposição artística do real, da abordagem de textos dramáticos ou não dramáticos, da descoberta de espectáculos vivos.